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CRIANDO A IDENTIDADE VISUAL DE SEU NEGÓCIO OU ATIVIDADE

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CRIANDO A IDENTIDADE VISUAL DE SEU NEGÓCIO OU ATIVIDADE

O QUE É MARCA?
    Uma marca é uma coleção de atributos tangíveis e intangíveis que ressoam sempre que a marca é experimentada. Os benefícios de uma marca pode ser emocional (ou seja, como nos faz sentir) e racional (ou seja, a recompensa tangível que se obtém com isso). 

A CONSISTÊNCIA DA MARCA É IMPORTANTE

   Consistência das mensagens que enviamos ao público são uma grande parte da construção de nossa marca. Seja uma postagem de blog, um anúncio, ou mesmo apenas uma atualização no Twitter – estamos comunicando nossa marca. Quando essas mensagens são positivas, consistentes e de apoio, estamos construindo nossa marca como um uma escola onde as pessoas encontram o que buscam em suas necessidades.

      O envio de mensagens conflitantes pode confundir nossos clientes e na verdade, contradiz o tempo e o dinheiro que já investimos na construção de nossa marca.

A CONSISTÊNCIA DO DESIGN É IMPORTANTE

      A mente humana busca constantemente padrões em tudo o que vê, se esforçando para encontrar a imagem perfeita. Se a mente não consegue encontrar um padrão no que está procurando, tem grande chance da mente  procurar outro lugar.
    Ao criar um design (seja um site, folheto ou anúncio online), é importante projetar de forma que seja mais fácil para o mente para ver o padrão.

     Consistência com logotipos, fontes, ícones e símbolos ajudam aos clientes em potencial entenderem as diferentes mensagens que são sendo vistas.

     A frase, “um imagem vale mais que mil palavras ”é usada por uma razão – para demonstrar que a consistência com as imagens é muito importante. Imagens podem ajudar a transmitir ideias e sentimentos que podem apoiar o que você está transmitindo com sua marca..

Sites com fundos de cores diferentes, fontes, cores, botões de navegação, etc. em todas as páginas podem ser vistos como pouco 

profissional. Você leria um livro que tivesse um diferente fonte e tamanho em cada página? Provavelmente não.

        Cada aspecto das comunicações impressas e eletrônicas de uma organização deve ser apresentado com uma aparência uniforme e é por isso que a consistência no design é tão importante.

     DEFINIÇÃO DE LOGOTIPO

     Um logotipo é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial ou qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma marca num mundo competitivo, repleto de elementos gráficos que procuram chamar a nossa atenção todos os dias. Um logotipo é geralmente uma combinação de tipografias, gráficos / símbolos e cores. É um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma marca.

Por que um logotipo bem desenhado é tão importante para fins de marca:

  1. Um logotipo bem desenhado permite que as pessoas identifiquem e lembrem rapidamente de sua marca;
  2. Um logotipo é um dos principais pontos de identificação de seus clientes. Isso ajudará a detectar sua marca em alguns segundos, em diferentes canais e pontos de contato;
  3. Cria consistência em diferentes canais de comunicação;
  4. No mundo de hoje, empresas e organizações existem em várias plataformas, incluindo sites, blogs, mídias sociais, eventos, folhetos, brochuras, cartões de visita, etc;
  5. Ter um logotipo multifuncional permitirá que você represente adequadamente sua marca de forma consistente em todos os diferentes canais de comunicação;
  6. Faz parte da identidade da sua marca.O logotipo de sua marca ou organização fará parte de sua marca (visual);
  7. Promove uma imagem profissional e aumenta as expectativas;
  8. As marcas podem brincar com o design do logotipo para se diferenciar da concorrência
  9. As marcas podem brincar com o design do logotipo para se diferenciar da concorrência.
  10. Pode facilitar uma conexão emocional com seus stakeholders e aumentar a fidelidade à marca.

No Livro Hello My Name is Awesome: How to Create Brand Names
that Stick escrito por Alexandra Watkins a autora afirma que um nome, a Marca,
deve fazer você sorrir ao em vez de coçar a cabeça.
Sua Marca precisa ser SMILE e não SCRATCH.
Este acrônimo SMILE contém as cinco qualidades que tornam um
nome excelente:
S = Sugestivo – lembra algo sobre sua marca
M = Memorável – faz associação com algo familiar
I = Imagens – ajuda a memória por meio de um recurso visual
L = Legs (Pernas) – longa durabilidade
E = Emocional – move pessoas

A palavra SCRATCH contém as sete empecilhos que tornam um nome excelente: deve:

  S = Spelling (Ortografia desafiada) – parece que tem um erro de digitação;
  C = Copycat (Imitação) – lembra nomes de concorrentes
  R = Restritivos – limita investimentos futuros
  A = Annoying ( Irritante) – parece forçado, frustra os clientes
  T = Tame (Domar) – descritivo sem inspiração
  C = Conhecimento maldito – comunica apenas internamente
  H = Difícil de Pronunciar – Causa confusão e distanciamento  entre sua marca e os clientes.

“..Uma Identidade Visual é como “a expressão externa de uma marca, incluindo sua marca registrada, nome, comunicação e aparência visual”.       Marty Neumeier

De modo geral, a identidade da marca é uma forma de uma empresa se comunicar com o mundo, se diferenciar da concorrência e criar uma experiência que incentive as pessoas a se envolverem com ela.

Algumas empresas conseguiram criar uma identidade visual tão bem pensada que se tornou uma expressão artística marcante, como Apple e BMW, por exemplo.

       Uma identidade de marca é formada pelo que sua marca diz, quais são seus valores, como você comunica seu produto / serviço e o que você deseja que as pessoas sintam ao ver ou interagir com você.

Essencialmente, a identidade da sua marca é a personalidade da sua empresa e uma promessa aos seus clientes.

Com milhões de empresas tentando construir um nome e imagem no mercado, a criação de uma identidade visual forte se tornou crucial para se diferenciar da concorrência.

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